terça-feira, 29 de março de 2011

Depressão


Enquanto eu pensava sobre o que escrever em relação a depressão, uma amiga que já não falava fazia um certo tempo iniciou uma conversa comigo pelo msn, informando justamente que estava com depressão por causa do fim do seu casamento, o relato foi no mínimo intrigante. Primeiro pelo fato da falta de informação e sensibilidade das pessoas, pois a mesma me contou que no trabalho chegou a ser chamada de louca por causa da depressão e segundo devido ter me dito que o Psiquiatra e a Psicóloga estão em desacordo com uma das informações. O Psiquiatra acha que ela é bipolar e a Psicóloga discorda, eu não sabia que a depressão poderia causar a bipolaridade, então, fui pesquisar e diz que geralmente isso ocorre quando o paciente tem entre 20, 30 anos e não é o caso dela, além de outros fatores que implicam na bipolaridade.
As coisas que ela pontuava, por exemplo, me falou várias vezes que não concordava que o ex marido estivesse feliz e ela naquele estado... Aí fiquei pensando ela tem a perfeita consciência do que está acontecendo com ela, mas não tem forças para superar. Fica tomando os remédios para “fugir” da realidade, não estou discordando do uso do medicamento não, mas ela está tomando sem controle, ao seu “bel prazer”. Quando pensa no ex corre e toma os remédios.
Uma grande dificuldade é a falta da família, ela não tem ninguém aqui, mora sozinha, está afastada do trabalho, então penso que para ela deve está sendo muito pior.
A depressão muitas vezes vem acompanhada da síndrome do pânico, já senti na pele essa terrível emoção (não aconteceu comigo, mas sim, com uma pessoa da minha casa) digo emoção, pois alteramos toda nossa rotina em prol dela. O nosso esclarecimento foi fundamental para o apoio e a compreensão. Sei o quanto é difícil para a família do paciente.
O que percebo é que assim como o estresse o termo se banalizou, pois a pessoa acorda com preguiça, de mau humor e diz que está deprimida, se soubessem realmente o que é a depressão jamais fariam tal comentário.
Mas acredito que é o mal do século.

Filmes:
Não se Preocupe, Estou Bem!: http://megaupload.com/?d=Q8OHZJ8E
 O Silêncio de Melinda:  http://megaupload.com/?d=TOM3NAL7 ou  http://megaupload.com/?d=029G1SZR
 A Mulher Invisível:  http://www.megaupload.com/?d=fr5a1ds2

Nenhum comentário:

Postar um comentário